O Primeiro Biarticulado Elétrico do Brasil: Inovação e Sustentabilidade em Curitiba

O Primeiro Biarticulado Elétrico do Brasil: Inovação e Sustentabilidade em Curitiba

 

O Primeiro Biarticulado Elétrico do Brasil: Inovação e Sustentabilidade em Curitiba.

A Volvo está prestes a revolucionar o transporte urbano com o lançamento do primeiro biarticulado 100% elétrico do Brasil, que também é o primeiro do mundo da montadora sueca. Produzido na fábrica da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), este ônibus inovador utiliza a carroceria Marcopolo, modelo Attivi, e será testado nas ruas da capital paranaense no início do segundo semestre de 2024.

Testes Iniciais e Descarbonização da Frota.

Os testes iniciais do biarticulado elétrico fazem parte do ambicioso projeto de descarbonização da frota de ônibus de Curitiba. A linha Centenário/Campo Comprido, futura Ligeirão Leste/Oeste, será o principal trajeto para esses testes, com a possibilidade de também ser avaliado na linha Ligeirão Norte Sul. Neste primeiro estágio, o ônibus não transportará passageiros, mas rodará com lastro, utilizando bombonas de água ou sacos de areia para simular condições operacionais severas. O objetivo é garantir a robustez e a eficiência do veículo antes de colocá-lo em serviço com passageiros.

Curitiba na Vanguarda, com Olhos Voltados para a Exportação.

Curitiba terá a honra de ser a primeira cidade a testar o biarticulado elétrico, seguida por Bogotá, na Colômbia, e pela Cidade do México. A previsão é que o modelo seja lançado comercialmente em agosto de 2024, com produção continuada no complexo industrial da Volvo em Curitiba, de onde poderá ser exportado para diversas cidades que operam sistemas de BRT (Bus Rapid Transit). Este projeto é um dos marcos do investimento de R$ 1,5 bilhão que a Volvo está realizando no Brasil entre 2022 e 2025.

Tecnologia de Ponta e Sustentabilidade.

O biarticulado da Volvo pode ser equipado com até oito baterias, totalizando uma capacidade de 720 kWh, que proporciona uma autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Além disso, o ônibus conta com ar condicionado e dois motores elétricos de 200kW cada, somando uma potência total de 400kW, equivalente a 540cv. Essa configuração assegura um desempenho eficiente e sustentável, alinhado com as necessidades modernas de transporte urbano.

O primeiro biarticulado elétrico do Brasil não é apenas um marco tecnológico, mas também um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável no transporte público. Curitiba, conhecida por seu pioneirismo em soluções de mobilidade urbana, mais uma vez se coloca à frente com a adoção dessa inovadora tecnologia. Com a promessa de redução de emissões e eficiência energética, o biarticulado elétrico da Volvo representa um avanço importante para a cidade e para o mundo.


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