Acidente Aéreo do Voo 2283 da Voepass
A Prefeitura de Valinhos (SP) informou que, até o momento, não há sobreviventes na queda do voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 9 de agosto de 2024, na cidade vizinha de Vinhedo (SP). A aeronave, um ATR 72-500, prefixo PS-VPB, partiu de Cascavel (PR) às 11h56 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). No entanto, às 13h22, aproximadamente oito minutos antes do horário previsto de chegada, a aeronave caiu, resultando na mobilização imediata de equipes de resgate.
A aeronave envolvida no acidente, um modelo ATR 72-500 fabricado em 2010, estava com a documentação e manutenção em dia, conforme registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em nota oficial, a Anac confirmou que a situação da aeronave era regular e que está acompanhando de perto a prestação de atendimento às vítimas e seus familiares.Um vídeo gravado por moradores da região do Distrito Industrial de Vinhedo capturou o momento exato da queda.
Galeria de Imagens: Tragédia Aérea do Voo 2283 da Voepass entre Cascavel e Guarulhos
A queda foi registrada na rua João Edueta, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros, que rapidamente foi acionado para atender à ocorrência.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do estado de São Paulo ainda não confirmaram oficialmente a informação de que não há sobreviventes. Logo após o acidente, o número de mortos divulgado foi de 62. No entanto, na sexta-feira, a Voepass informou que, na verdade, eram 61 vítimas. Já neste sábado (10 de agosto), a companhia aérea revisou novamente o dado, corrigindo o total de mortos para 62. Segundo a empresa, a confusão na contagem ocorreu devido a “uma questão técnica identificada nas validações de check-in, validação do embarque e na contagem de passageiros a bordo”.
Imagem de modelo de avião que caiu em Valinhos, no interior de SP — Foto: Reprodução |
Segundo o portal FlightRadar24, o avião perdeu cerca de 5 quilômetros de altitude em menos de dois minutos antes de colidir com o solo. A companhia aérea Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo, informou que ainda não possui detalhes sobre as circunstâncias do acidente. A Voepass disponibilizou uma linha telefônica (0800 9419712) para fornecer informações às famílias das vítimas e aos seus colaboradores.
As investigações para determinar as causas do acidente já estão em andamento, sob a supervisão das autoridades aeronáuticas competentes. Até o momento, não foram divulgados os nomes das vítimas, e não há informações sobre possíveis danos em solo.
Novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações.